segunda-feira, 2 de maio de 2016

Nossa Senhora do Rosário



1 - Nossa Senhora do Rosário



O rosário é um instrumento de oração aceito pela própria Santíssima Virgem, como ela mesma declarou, ao convidar os pastorinhos de Fátima a rezarem. Cada Ave-Maria meditada simboliza uma flor, uma rosa espiritual, ofertada a Mãe, daí o nome “rosário”.
A tradição indica que Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (Dominicanos), e entregou a ele o rosário, para substituir a recitação dos salmos que, por volta de 1206, constitui uma importante ferramenta de conversão ao cristianismo. Naquela época, a Igreja, sob a liderança do Papa Inocêncio III, declarou uma Cruzada contra os albigenses e os cátaros, considerados hereges. Convencido de que poderia convertê-los ao catolicismo. São Domingos se dirigiu a Maria, implorando meios para conseguir maior número de convertidos. Diz a tradição popular que foi a própria Mãe de Jesus que inspirou a devoção.
Em Roma, sede papal, a língua oficial era o latim, mas o povo já havia se dividido em muitos idiomas e desconhecia a língua do Lácio. A Sagrada Bíblia passava somente nas mãos dos religiosos; assim, o povo permanecia sem a possibilidade de rezar o saltério, a meditação dos salmos.




Foi nesse ambiente que São Domingos recebeu a mensagem para a criação do rosário, como hoje o conhecemos. O religioso ensinou o povo a rezar de uma maneira simples e fácil, que não demandava despesas. Substituem os 150 salmos por 150 Ave-Marias, que são as palavras com as quais o anjo Gabriel saudou a Mãe de Deus.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário